ESPAÇO PEDAGÓGICO

Formação Continuada

Lembramos os nossos educadores que no dia 30 de agosto ( noite ) acontecerá o Encontro de Formação. O assunto em pauta: " Como acontecem as aprendizagens dos jovens e adultos? "
Contamos com a presença de todos
                                Direção 





CONVITE

No próximo dia 28 de junho, teremos mais um Encontro de Formação com a professora Maristela Brizzi. Assunto: Wikis, Hipertextos e colaboração em rede ( online).
Aguardamos todos os colegas com seu notebook / laptop / tablet

SUGESTÃO DE VÍDEO

NO MEIO DO CAMINHO HAVIA(muitas) PEDRAS


Conheça os motivos que fazem com que alunos entre 15 e 17 anos cursem a EJA.
A presença de adolescentes na Educação de Jovens e de Adultos no Ensino Fundamental é preocupante: quase 20% dos matriculados têm de 15 à 17 anos.O número de alunos dessa faixa etária na modalidade não tem sofrido grandes variações nos últimos anos, apesar da queda no total de matrículas( 28,6 % ). Dados da Ação Educativa com base nos Censos Escolares indicam que,em 2004, eram 558 mil estudantes e, em 2010, 565 mil.


Para refletir:

















Por que esses adolescentes estão frequentando a modalidade (EJA), em vez de estar na Educação Básica Regular?

OS MOTIVOS
Vulnerabilidade
Trabalho
Gravidez precoce
Sistema Educacional:
Reprovação e Evasão
Distância da Escola do Campo
Desmotivação
Decisão do Gestor

VULNERABILIDADE







Muitos adolescentes enfrentam a pobreza, o uso de drogas, exploração juvenil e a violência.
A instabilidade na vida deles não permite que tenham a Educação como prioridade, o que os leva a abandonar a escola diversas vezes.

TRABALHO
A necessidade de compor a renda familiar faz com que muitos alunos deixem o Ensino Fundamental regular antes de concluí-lo.
O MEC revela que 29% desse público que está matriculado do 1º ao 9º ano já exerce alguma atividade remunerada, sendo que 71% ganham menos de um salário
Há dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, partindo para a única opção- EJA noturno.

GRAVIDEZ PRECOCE
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A chegada do primeiro filho afasta muitas adolescentes da sala de aula, que retornam muito tempo depois para a EJA.Assim não convivem com colegas bem mais novos e concluem num tempo menor.
Segundo a Fundação Perseu Abramo, 20% dos meninos que largaram os estudos tiveram o primeiro filho antes dos 18 anos. Entre as meninas, esse percentual é quase 50%. Dessas, 13% se tornaram mães antes dos 15 anos, 15% aos 16 anos e 19% aos 17 anos.

SISTEMA DE ENSINO
O que levam a garotada a se matricular
na EJA têm a ver com a falta de qualidade
do sistema de ensino regular e suas
consequências:
REPROVAÇÃO E EVASÃO
O MEC aponta que a repetência de 17,4% na 7ª série e 22,6 % na 8ª série só não é maior devido ao aumento da evasão escolar.
O INEP divulgou que a taxa de evasão cresce continuamente ao longo dessa etapa de Educação ( na 1ª série é de 1%, na 5ª é de 8,3 %, e na 8ª série é de 14,1 %).
DISTÂNCIA DA ESCOLA NO CAMPO
Garantir uma Escola Núcleo, na zona rural, para reunir os alunos, alcançar o mínimo de aulas e assim reduzir gastos com infra-estrutura e transporte; nem sempre é positivo, pois a distância passa a ser um empecilho para que sigam estudando.
DESMOTIVAÇÃO
O desinteresse pelo que a escola oferece, faz com que vários adolescentes deixem de frequentar a escola.
Não só o Currículo mas a forma como ele é trabalhado provocam o desinteresse.
Às vezes frequentar a igreja ou assistir televisão são atividades mais atraentes do que o conteúdo das disciplinas.

DECISÃO DO GESTOR
Dados do UNICEF
570 mil meninas e meninos entre 7 e 14 anos estão excluídos do sistema educacional.
Na população entre 15 e 17 anos, são cerca de 1,5 milhão de jovens.
Em 2007, o Conselho Nacional de Educação(CNE) discutiu a possibilidade do ingresso de jovens com 18 anos no Ensino Fundamental da EJA. A medida tinha como objetivo proibir o ingresso de adolescentes nessa modalidade.
A decisão do MEC, segundo a educadora da UFRJ- Elaine Ribeiro Andrade, foi acertada pois não podemos tirar a oportunidade desses jovens de estudar. Assim maiores são as chances de garantir a permanência na escola e a conclusão de seus estudos.

DADOS DO MEC
Somente 6 em cada 10 estudantes de 16 anos concluíram o 9º ano ou a 8ª série em 2.009.
Cerca de 1,5% de analfabetismo na faixa dos 15 e 18 anos.
Há hoje cerca de 18 mil vagas em curso para quem leciona em EJA.

PROPOSIÇÕES
Garantir a formação permanente aos educadores e prepará-los para resolver os conflitos entre gerações;
Investir em formação e conscientização dos gestores;
Currículo organizado levando em conta a pluralidade de idades, num clima harmonioso;
Material didático específico;
Trabalho cooperativo entre os diferentes sistemas, para atacar os motivos descritos;
Adequar as aulas às necessidades dos alunos que têm mais de 15 anos, ajudando-os a superar as dúvidas e dificuldades do cotidiano;


Fonte bibliográfica:
Nova escola – Mês de agosto de 2011
Abr.io/jovens_eja,download do estudo Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
Colaboradoras: Elisângela Fernandes, Anderson Moço, Aurélio Amaral, Beatriz Vichessi,Rodrigo Ratier e Verônica Fraidenraich.